terça-feira, 3 de abril de 2018

Pesquisadores do Observatório das Metrópoles assumem Conselho Estadual das Cidades/PR


Em Curitiba/PR, quatro pesquisadores do Observatório das Metrópoles tomam posse como conselheiros do Conselho Estadual das Cidades do Paraná (ConCidades/PR). O evento ocorreu nesta segunda-feira (02/04) após a reunião plenária, durante a 37ª Reunião Ordinária, no auditório do Hotel Estação Express.

Na imagem Samir Jorge, Olga Firkowski, Patrícia Baliski e Ana Lúcia Rodrigues
Os pesquisadores do Observatório das Metrópoles e agora também conselheiros do ConCidades/PR são Ana Lúcia Rodrigues e Samir Jorge, ambos do Núcleo UEM/Maringá, e Olga Lúcia Castreghini de Freitas Firkowski e Patrícia Baliski do Núcleo Curitiba. O mandato se estende até 2020.

"Nós levamos a reflexão da teoria, da legislação, da perspectiva acadêmica..", declara a coordenadora do Observatório das Metrópoles Núcleo UEM/Maringá, Ana Lúcia Rodrigues, sobre a atuação dos pesquisadores no ConCidades/PR.

"É muito importante a participação da academia em espaços como os Conselhos, pois ocorre aí uma troca muito virtuosa. Nós levamos a reflexão da teoria, da legislação, da perspectiva acadêmica e trazemos uma experiência que nada pode substituir. Além de acompanharmos a implementação efetiva, ou não, dos direitos assegurados na Constituição de 1988 e nos sistemas de políticas públicas”, declara Ana Lúcia Rodrigues, sobre a importância da atuação dos pesquisadores do Observatório das Metrópoles no ConCidades/PR.
Entre as competências dos conselheiros estão a de estudar e propor diretrizes, programas, instrumentos, normas e prioridades para a formulação da Política de Desenvolvimento do Estado (PDE). Também acompanhar e avaliar a implementação da PDE e recomendar as providências necessárias ao cumprimento de seus objetivos, metas e indicadores. Além de propor a edição de normas gerais de direito urbanístico e manifestar-se sobre propostas de alteração da legislação pertinente ao desenvolvimento urbano e regional no âmbito estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário