quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Universidade, governo e sociedade debatem as Regiões Metropolitanas do Paraná

No dia 25 de setembro de 2019 foi realizado o Fórum Regiões Metropolitanas do Paraná, organizado pelo Observatório das Metrópoles Núcleo Curitiba, em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas do Paraná (SEDU/PR).
O evento contou com duas mesas redondas, nos turnos da manhã e tarde. Na primeira, conduzida por Ana Lúcia Rodrigues (coordenadora do Núcleo Maringá do Observatório das Metrópoles), João Carlos Ortega (Secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas) e Carlos Augusto Storer (geógrafo da SEDU/Paranacidade), foram apresentadas as propostas do Estado do Paraná para o trato das suas Regiões Metropolitanas (RMs), particularmente no que se refere aos Planos de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUIs), assim como a compreensão dada pelo governo quanto às RMs instituídas às vésperas da aprovação do Estatuto da Metrópole (que totalizaram oito unidades “metropolitanas”).
Cumprindo estritamente as orientações do Estatuto da Metrópole, as unidades polarizadas pela metrópole Curitiba e por capitais regionais B (Londrina, Maringá e Cascavel) terão seus PDUIs em construção após resolução de algumas pendências administrativas. As demais unidades serão consideradas no âmbito do planejamento regional do Estado. Os palestrantes reforçaram a posição da SEDU em manter os cronogramas e as disposições relativas aos PDUIs, apesar das revogações de dispositivos do Estatuto da Metrópole quanto a prazos e improbidade administrativa pela não realização dos planos, e salientaram a orientação do órgão no sentido de efetivar o planejamento regional no Paraná. Após as apresentações, seguiu-se um debate com os presentes.
Carlos Storer, Rosa Moura, Ana Lúcia Rodrigues, João Carlos Ortega, Orlando Bonette e Olga Firkowski. (Foto: Amanda Almeida)

Na mesa redonda da tarde, a temática voltou-se aos aspectos teórico-conceituais, tipologias e classificações sobre urbanização e metropolização, metrópole e metropolitano, assim como descrições dos diferentes recortes regionais que abarcam as áreas e regiões metropolitanas. A mesa, conduzida por Wilheim Meiners, da PUC-PR e Observatório das Metrópoles Núcleo Curitiba, contou com apresentações de Rosa Moura e Olga Firkowski (ambas pesquisadoras do Núcleo Curitiba). Ao final, novamente ocorreu um debate amplo, que além de promover aprofundamentos sobre os temas, possibilitou o intercâmbio de experiências e pesquisas em desenvolvimento entre os participantes.
O público presente foi composto por gestores de órgãos públicos do estado e municípios, conselheiros (em especial do Concidades-PR), representantes de entidades da sociedade civil, pesquisadores e acadêmicos de universidades públicas e privadas, além de integrantes do Observatório das Metrópoles Núcleo Curitiba e Núcleo Maringá.
O evento, realizado no campus Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná, foi organizado com a finalidade de discutir as Regiões Metropolitanas paranaenses, com ênfase nas esferas dos conceitos fundamentais, da legislação, do planejamento, da gestão e, sobretudo, dos desafios que permeiam o metropolitano. As diversas questões apresentadas nos debates motivaram a organização de um próximo fórum, previsto para novembro de 2019 – sugestão que foi acatada unanimemente e com grande expectativa pelos presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário