terça-feira, 24 de março de 2015

Trilhas Urbanas inicia em abril


O Observatório das Metrópoles Núcleo UEM/Maringá (OBS) inicia em abril o projeto Trilhas Urbanas. O objetivo é disseminar informações e proporcionar o debate reflexivo sobre o Direito à Cidade. Na prática, trata-se de uma aula sobre a função social da cidade, ministrada durante um trajeto específico, para os participantes conhecerem qual a situação do município nesse contexto.
Os alunos/bolsistas do Proext/MEC/MCidades, vinculados ao OBS, trabalham na elaboração dos percursos e designam qual enfoque será relacionado. O passeio pela "NãoCidade", por exemplo, o piloto dessa proposta, ocorreu no dia 19 de março e percorreu o território da Cidade Industrial - Tecnoparque.
Durante o trajeto, a coordenadora do OBS, Ana Lúcia Rodrigues, comparou o histórico de implementação do Tecnoparque - desenvolvido pelo Executivo Municipal com recurso proveniente do IPTU - ao Estatuto da Cidade. Em foco a desapropriação de mais de 100 alqueires, retirada de famílias residentes na zona rural, implementação de sistema viário, iluminação pública e limpeza de áreas.
Há anos todo o território está desocupado, em total descumprimento da função social da Cidade. Em suma, dinheiro público investido para produção de novos vazios. No caminho da "NãoCidade" também estava o aterro sanitário municipal e a pedreira. A ida a campo também vai culminar na produção de relatórios e artigos.
 
Confira as imagens produzidas durante a Trilha Urbana.
 

































 

Nenhum comentário:

Postar um comentário