segunda-feira, 22 de junho de 2015

Trilhas Urbanas percorre o Parque Industrial em Maringá


O Trilhas Urbanas, projeto realizado pelo Observatório das Metrópoles Núcleo UEM/Maringá, por meio do Proext Direito à Cidade, percorre amanhã (23 de junho), terça-feira, no período da manhã, as imediações do Parque Industrial em Maringá (PR). O destino final do trajeto é o Parque do Japão. O objetivo é verificar no território da cidade como se dá o processo de gentrificação.
Na perspectiva da Sociologia Urbana, as intervenções ocorridas com investimentos públicos, com o discurso de atender a comunidade, promoveram a valorização imobiliária de toda a região do entorno do Parque do Japão. O resultado social é o aumento do preço do metro quadrado de terra e, para população local, aumento do custo de vida. A consequência direta a ser verificada no decorrer da trilha é a dificuldade de permanência dos moradores no bairro.
Durante o percurso, os bolsistas do Proext realizam pesquisa com a população para qualificar e mensurar as mudanças ocorridas desde a implantação do Parque do Japão. Também serão verificados os diversos projetos construtivos direcionados pelo mercado imobiliário. Ao final da caminhada o destino é o Parque do Japão, com uma aula a céu aberto de Sociologia Urbana, ministrada pelos pesquisadores do Observatório das Metrópoles Núcleo UEM/Maringá.
 O Trilhas Urbanas é aberto a comunidade e está previsto para começar às 8h. O local de saída é em frente a agência da Caixa Econômica Federal (CEF), instalada dentro do Câmpus Sede da UEM. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 30114287.

Para verificar as imagens produzidas durante as Trilhas Urbanas basta acessar os endereços eletrônicos:

http://observatoriodasmetropolesmaringa.blogspot.com.br/

https://www.facebook.com/observatoriometropolesmaringa


Nenhum comentário:

Postar um comentário