quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Castelo Branco: somente 15 chefes de família têm renda acima de dez salários



Apenas 15 chefes de família têm renda acima de 10 salários mínimos em Presidente Castelo Branco. O dado é do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) referente ao Censo de 2010.  O número corresponde a aproximadamente 1% do total de chefes de família, sendo no município 1.116, de uma população de 4.784 moradores. Essa é uma das informações incluídas no material de divulgação, produzido pelos alunos bolsistas do Proext Direito à Cidade, que serão entregues nesta quinta-feira (06/08) a comunidade local durante o Trilhas Urbanas, projeto de iniciativa do Observatório das Metrópoles Núcleo UEM/Maringá.
Ainda segundo a pesquisa do IBGE, a realidade econômica dos chefes de família da cidade apontava que 29% (440) do total recebia renda de até um (1) salário mínimo. A maioria desse contingente, 45% (661) do total dos responsáveis pelos lares, recebiam remuneração variável entre um (1) e dois (2) salários mínimos.
De acordo com o Censo do mesmo período, a renda per capita no município era de R$ 603,85, inferior à do Brasil de R$ 793,87. Quando se trata da renda domiciliar per capita - soma de todas as rendas, dividida pelo número de moradores - 16% dos domicílios apresentava renda de até metade do valor do salário mínimo, sendo 43% entre metade e um (1) salário mínimo, 30% entre um (1) e dois (2) salários mínimos. E somente quatro domicílios têm renda familiar per capita acima de 10 salários mínimos (0,3% do total).
A população recebe (nas casas e estabelecimentos comerciais) panfletos com outras informações a respeito do Estatuto da Cidade, questões sobre o Direito à Cidade e dados específicos do território onde mora como o total de habitantes (dividido por faixa etária), porcentual de faixa de renda, grau de escolaridade e número de domicílios. O objetivo é oferecer mais uma ferramenta para municiar a população sobre seus direitos e deveres relacionados ao cumprimento da função social da cidade, da propriedade, da garantia de qualidade de vida, meio ambiente, contribuindo cada vez mais para o bem estar coletivo.
Para encerrar o passeio em Presidente Castelo Branco, uma aula a céu aberto de Sociologia Urbana vai ser ministrada por um dos pesquisadores do Observatório das Metrópoles Núcleo UEM/Maringá, que reforça na oportunidade o fato dos interessados em ampliar o debate poderem solicitar no seu bairro a realização de cursos e palestras sobre a temática. Uma equipe especializada é disponibilizada para ministrar tais ações de maneira gratuita.

AGENDA - TRILHAS URBANAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE MARINGÁ (RMM)
AGOSTO
06 - Presidente Castelo Branco (manhã)
11 – Doutor Camargo (tarde)
18 – Maringá/Escola Rural Delfim Moreira (tarde)
25 - Sarandi (manhã)

* A “trilha” prevista para o período da manhã, o horário de saída é às 8h e encerra às 11h30. No período da tarde é às 13h30 e o encerramento às 17h. O local de saída é em frente a agência da Caixa Econômica Federal, dentro do Câmpus Sede da UEM. Podem participar do projeto alunos, professores, servidores e a comunidade em geral. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 30114287, ou pelos demais canais na web.

Nenhum comentário:

Postar um comentário