quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Trilhas Urbanas revisita a 'NãoCidade'


O Parque Industrial Tecnoparque, localizada em Maringá/PR, retorna como local de percurso do Trilhas Urbanas. O empreendimento foi escolhido para a primeira experiência do projeto, realizada no dia 19 de março de 2015, cujo tema da ocasião foi a 'NãoCidade'. E, após 19 meses, os alunos/bolsistas do Proext/MEC/MCidades, vinculado ao Observatório das Metrópoles Núcleo RMM/UEM, constataram que o território continua desocupado, portanto, ainda em total descumprimento da função social da cidade.
A coordenadora do Observatório das Metrópoles, Ana Lúcia Rodrigues, enfatizou o montante de mais de R$ 130 milhões de investimento público municipal, recurso proveniente do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e ISS (Imposto Sobre Serviço de qualquer natureza), em um estrutura que até o momento continua estagnada e suscetível ao desgaste do tempo. 
Ana Lúcia destacou que o município ainda dispõe do Parque Industrial 2, ainda parcialmente ocupado, e que não justifica o investimento para construção de um terceiro parque industrial, o Tecnoparque. A área foi alvo de desapropriação de mais de 100 alqueires e remoção das famílias residentes no local.
Durante o trajeto, profissionais da Prefeitura abordaram o grupo de pesquisadores e alunos, para destacar a necessidade de comunicar ao Executivo o uso da área pública para pesquisa. Segundo relataram, a preocupação está relacionada ao fato da ocorrência de diversos furtos de estrutura elétrica na área.  

alunos, pesquisadores e convidados

aula sobre o Direito à Cidade 

mesmo com pavimentação, rede de esgoto, sinalização, a área não foi ocupada

Ana Lúcia conduziu a trilha no local




Confira todas as imagens produzidas no dia no linK:

https://photos.google.com/share/AF1QipPEzIZPTEPYwQIQ-bifUGirZLuS96KH4rLoq-Rrw_zboD0JjlT_7mMZubtPWLCqdA?key=MG1iM01Hcko4dHpGQmc2Z3ZFLVk3ek9VOG16Y2tn



*O material produzida na primeira trilha no local pode ser conferido nos seguintes links:

Matérias e fotos da trilha do dia 19 de março de 2015:

http://www.capacidades.gov.br/blog/detalhar/id/30/post/576/param/ativos

http://www.capacidades.gov.br/blog/detalhar/id/30/post/576/param/ativos

Vídeo TV UEM:



Nenhum comentário:

Postar um comentário