segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Vídeo documentário registra programa de extensão do Observatório das Metrópoles




Um vídeo documentário é a mais recente proposta do Proext – Programa de Extensão Universitária – “Implementação do direito à cidade por meio de capacitação de agentes sociais do município de Maringá (PR)”, desenvolvido pelo Observatório das Metrópoles Núcleo RMM/UEM. O objetivo é registrar as atividades desenvolvidas durante o projeto para utilizá-lo como instrumento didático sobre o Direito à Cidade.
As gravações iniciaram na segunda quinzena de outubro e devem seguir até o próximo mês, com foco no Trilhas Urbanas, uma das atividades integrantes do programa. Além disso, todos os registros em áudio e imagem feitos desde o seu início da sua implementação também compõem o trabalho.
De acordo com a coordenadora do Observatório das Metrópoles Núcleo RMM/UEM, Ana Lúcia Rodrigues, o objetivo do vídeo documentário é registrar o processo de aprendizado, pesquisa e extensão o Direito à Cidade, de maneira que todos os cidadãos, ao acessarem o material possam vivenciar essa experiência e se apropriar de seus direitos.
Nesse sentido, o Trilhas Urbanas foi escolhido como enfoque do vídeo documentário, em razão de se adequar melhor a essa dinâmica de disseminação do conhecimento. Na atividade, os participantes caminham por determinado território, selecionado previamente pelos alunos, para visualizar os aspectos urbanísticos sob o viés da função social da cidade. “O conteúdo trabalhado durante as aulas se estende as ruas, para os alunos poderem vivenciar e debater suas percepções sobre a cidade real”, enfatiza Ana Lúcia.


O trajeto também é uma oportunidade para os bolsistas do Proext conversarem com a comunidade e descobrirem como os moradores pensam o bairro onde moram. E para estabelecer um vínculo permanente com os moradores e ampliar o debate a respeito das necessidades urbanas, um material impresso é entregue nos domicílios e estabelecimentos comerciais, fornecendo dados sobre a realidade local, leis vigentes, bem como os meios de comunicação e contato do Observatório das Metrópoles para acessar mais informações e/ou solicitar palestras gratuitas sobre a temática.

Aberto também a participação da comunidade, o Trilhas Urbanas iniciou em 2014 e, desde então, disponibiliza cronograma de visitas tanto na cidade polo, Maringá, quanto nos municípios da RMM. O propósito é compartilhar informações sobre o Direito à Cidade, de maneira clara e simples. Ao final do percurso é ministrada uma aula de sociologia urbana a céu aberto. O Proext é uma ação do MEC - Ministério da Educação - e do MCidades -  Ministério das Cidades.



Nenhum comentário:

Postar um comentário