domingo, 23 de abril de 2017

Observatório das Metrópoles inicia preparativos para início do Programa CNPq/INCT

O Observatório das Metrópoles Núcleo Maringá/UEM inicia as reuniões de planejamento e organização da equipe de trabalho para o Programa CNPq/INCT (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia). O grupo de pesquisadores, composto por professores, estudantes e profissionais multidisciplinares, vai ser responsável pela execução das atividades propostas de 2017 a 2020, período de execução do projeto.
O primeiro encontro ocorreu na última semana na sede do núcleo com a participação dos diversos pesquisadores principais e associados. Na ocasião foi apresentado o programa de pesquisa, cujo título é “As Metrópoles e o Direito à Cidade: conhecimento, inovação e ação para o desenvolvimento urbano”.
A coordenadora do Núcleo Maringá/UEM do Observatório das Metrópoles, Ana Lúcia Rodrigues, destaca que com foco na Região Metropolitana de Maringá (RMM), os temas a serem desenvolvidos neste programa incluem a avaliação dos desafios para assegurar o bem-estar urbano, a partir da análise de temas como direito à cidade, cidadania metropolitana, governança, regimes urbanos, financeirização da cidade e gestão participativa.

De maneira geral, a Rede Nacional Observatório das Metrópoles se prepara para essa nova etapa, com objetivo primeiro de difundir e ampliar a relevância do debate metropolitano para o desenvolvimento nacional, construindo uma nova concepção do pensamento urbano que possa superar a fragmentação, o localismo político, a competição e a ausência de governança metropolitana.









Nenhum comentário:

Postar um comentário