sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Observatório das Metrópoles Núcleo UEM/Maringá realiza lançamento de novo programa de pesquisa

O Núcleo Maringá/UEM do Observatório das Metrópoles lança oficialmente o novo programa de pesquisa intitulado “As Metrópoles e o Direito à Cidade na inflexão da ordem urbana brasileira”. O projeto integra a Rede Nacional de Pesquisa Observatório das Metrópoles no âmbito do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT/MCT&I/CNPq). A ação de lançamento ocorreu na noite do dia 29 de novembro, durante o V Seminário Segregação e Crescimento Urbano na Região Metropolitana de Maringá.
Com a presença dos pesquisadores locais, alunos de graduação e pós-graduação, representantes de entidades representativas da sociedade e do poder público local, o professor doutor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e integrante da coordenação nacional da Rede Observatório das Metrópoles, Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, ministrou a palestra "Como se governará as cidades na inflexão ultraliberal da ordem urbana brasileira?".



No dia 30 de novembro foi realizada a Oficina Regimes Urbanos INCT Observatório das Metrópoles, ministrada no período da manhã por Ribeiro e pelo também integrante da coordenação nacional da Rede Observatório das Metrópoles e professor doutor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Orlando Alves dos Santos Júnior.



No mesmo dia no período da tarde, sob a coordenação geral da professora doutora da UEM e coordenadora do Núcleo UEM/Maringá do Observatório das Metrópoles, Ana Lúcia Rodrigues, os coordenadores das quatro linhas de pesquisa, apresentaram suas propostas de objetivo geral e objetivos específicos sobre cada âmbito de seus temas de pesquisa.

Para encerrar as atividades, Ribeiro e Santos Júnior ratificaram algumas orientações das linhas e dos projetos de pesquisa em função da hipótese da inflexão ultraliberal no Brasil e na ordem urbana das metrópoles. Esta inflexão se traduz (1) no avanço da tendência da financeirização urbana e da mercantilização da cidade; e (2) no surgimento de regimes urbanos fundados no empreendedorismo local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário