domingo, 7 de junho de 2015

Trilhas Urbanas percorre Floriano no dia 12 de junho


O Observatório das Metrópoles Núcleo UEM/Maringá, por meio do Proext Direito à Cidade realiza no dia 12 de junho, no período da tarde, mais uma edição do Projeto Trilhas Urbanas. A rota está planejada para percorrer Floriano, distrito de Maringá. O intuito é demonstrar o processo de periferização da moradia no município, apontando suas causas e consequências.
O local de saída é a UEM, em frente ao banco Caixa Econômica Federal, às 13h30. Podem participar do projeto todos os alunos, professores, servidores e a comunidade em geral. As atividades consistem em caminhar pelo território, receber informações sobre o Direito à Cidade e concomitantemente visualizar os aspectos urbanísticos destacados pelos pesquisadores. 
Sob o viés de analisar em quais aspectos estão ou não sendo cumprida a função social da cidade, os alunos/bolsistas do Proext, durante o percurso, usufruem da oportunidade para ouvir os moradores e coletar dados a respeito da percepção da população em relação ao local onde moram. 
Para subsidiar a manutenção e ampliação do debate sobre “como as pessoas podem se apropriar integralmente da sua cidade”, também são distribuídos nas casas e estabelecimentos comerciais panfletos com dados quantitativos específicos da área, como o total de habitantes (dividido por faixa etária), porcentual de faixa de renda, escolaridade, número de domicílios, mais os princípios do Estatuto da Cidade.Uma aula a céu aberto de sociologia urbana encerra a Trilha Urbana do dia 12 de junho. 
A intenção é que a proposta se estenda nos locais “trilhados”. Basta o interessado solicitar ao Observatório das Metrópoles Núcleo UEM/Maringá a realização de cursos e palestras sobre a temática. Uma equipe especializada é disponibilizada para ministrar tais ações de maneira gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 30114287, ou pelos demais canais na web.

Núcleo de Comunicação 
Observatório das Metrópoles Núcleo UEM/Maringá 
http://observatoriodasmetropolesmaringa.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/observatoriometropolesmaringa
https://www.flickr.com/photos/observatoriodasmetropolesmga
e-mail:
observatório@uem.br
observatoriometropolesmaringa@gmail.com

 PROEXT Direito à Cidade       
 http://proextobservatoriouem.blogspot.com.br/
 https://www.facebook.com/proextuemobs/
 e-mail:
 proextuem@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário