segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Pesquisa desenvolvida pelo Observatório das Metrópoles é apresentada no MPE/PR



A convite da 24ª Promotoria de Justiça da Comarca de Londrina (Defesa dos Direitos Constitucionais), com suporte técnico do Núcleo de Serviço Social da 11ª URATE (NATE-CAEX), a coordenadora do Observatório das Metrópoles UEM/Maringá, Ana Lucia Rodrigues, apresentou o modelo de pesquisa desenvolvido pelo núcleo sobre “A População em Situação de Rua de Maringá, desconstruindo a invisibilidade”. A proposta do Ministério Público do Estado do Paraná (MPE/PR) em Londrina é replicar a metodologia da pesquisa aplicada pelo núcleo em 2015, 2016 e 2017.
Além da metodologia e os resultados obtidos desde a primeira edição da pesquisa, o objetivo da apresentação também foi evidenciar a proposta do trabalho que é de investigar a condição real dessa população e oferecer ao poder público subsídios para ações em favor destas pessoas. “Com a multiplicação de informações e conhecimentos sobre tal problemática social, a pesquisa também é muito importante porque diminui a condição de invisibilidade em que essas pessoas sempre se encontram na cidade”, enfatiza a coordenadora do Observatório das Metrópoles.
Ao fim das apresentações, Ana Lucia também participou de uma roda de conversa para esclarecimento de dúvidas, apresentação de questões e discussão de estratégias para replicação da experiência de Maringá em outras Comarcas do Estado.  A reunião foi realizada no Salão de Eventos da Sede do Ministério Público em Londrina, situada no Jardim Europa.
Parcerias - A pesquisa sobre População em Situação de Rua em Maringá realizada pelo Observatório das Metrópoles UEM/Maringá ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SASC) de Maringá e o Centro de Referência Especializado para População de Rua (Centro POP). Também participam da pesquisa colaboradores de outros órgãos municipais, das entidades da sociedade e voluntários das diferentes áreas de atuação junto a esta população, assim como acadêmicos e profissionais das atividades pertinentes a execução do projeto, em especial da área da saúde.



A proposta do Ministério Público do Estado do Paraná (MPE/PR) em Londrina é replicar a metodologia da pesquisa aplicada pelo núcleo.



Ana Lucia também participou de uma roda de conversa para esclarecimento de dúvidas, apresentação de questões e discussão de estratégias para replicação da experiência de Maringá em outras Comarcas do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário