quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Observatório é contemplado em edital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

foto: ASC/UEM
O Observatório das Metrópoles, Núcleo da Universidade Estadual de Maringá (UEM)/Maringá, foi contemplado num Edital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), para desenvolver um programa sobre o Direito à Cidade, focado na avaliação dos desafios para assegurar o bem-estar urbano no Brasil. O projeto da UEM obteve o 2º lugar na classificação entre os projetos das áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas.
O anúncio foi feito pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que divulgou a lista dos 101 projetos que darão continuidade a um dos maiores programas de ciência e tecnologia do Brasil — os INCTs (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia).
A equipe da Rede Observatório das Metrópoles comemora o resultado e apresenta à comunidade científica brasileira o seu mais novo programa de pesquisa, intitulado “As Metrópoles e o Direito à Cidade: conhecimento, inovação e ação para o desenvolvimento urbano”.
Este programa terá foco na avaliação dos desafios para assegurar o bem-estar urbano no país, a partir da análise de temas como direito à cidade, cidadania metropolitana, governança, regimes urbanos, financeirização da cidade e gestão participativa.
Para Ana Lúcia Rodrigues, professora da UEM e coordenadora do Núcleo do Observatório das Metrópoles em Maringá, a aprovação no novo Edital INCT "assegura a continuidade da nossa rede nacional de pesquisa e a participação do Núcleo do Observatório UEM/Maringá, no desenvolvimento de pesquisas compartilhadas nacionalmente pelos núcleos regionais".
Sobre a temática que unifica a pesquisas dos observatórios em âmbito nacional, que é o Direito à Cidade, a professora Ana Lucia enfatiza que “neste momento em que o país se vê diante da ameaça de retrocessos e do risco da perda de direitos sociais conquistados, o conhecimento sobre o Direito a Cidade se reveste de maior importância ainda, e esse debate terá um caráter estratégico nos próximos anos, diante dos efeitos da crise sobre as cidades brasileiras.”
Na opinião do coordenador nacional da Rede Observatório das Metrópoles, professor Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, o resultado positivo no Edital INCT nº 16/2014 é o reconhecimento da excelência acadêmica e da relevância social da produção científica do Observatório e também a possibilidade de dar continuidade às pesquisas sobre a temática urbana-metropolitana no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário